Close

PDI

Plano de Desenvolvimento Individual

PDI (Plano de Desenvolvimento Individual)

Na V12 acreditamos na inovação como premissa para oferecer soluções personalizadas para cada cliente. Cada organização tem a sua própria cultura, as suas próprias estratégias, processos e propósitos.

 

Atendendo a cada situação particular, realizamos Diagnósticos e Assessments, promovemos a Construção Institucional e a Transformação Cultural, apoiamos a estruturação de processos vinculados à Pessoas e Estratégia, focamos nos Treinamentos de Lideranças e de Equipes, desenvolvemos processos de Coaching, Counseling e Mentoring e gerimos processos de Orientação para Recolocação.

O que entendemos por gerenciamento de pessoas?

O gerenciamento de pessoas é muito mais do que um departamento de recursos humanos. Na V12 entendemos que o desenvolvimento pessoal é a melhor estratégia para o desenvolvimento coletivo.

 

 

Uma pessoa interessada em melhorar, aprender, desenvolver as suas habilidades e trabalhar nos seus pontos fracos é uma pessoa preocupada com o seu próprio desenvolvimento pessoal.

 

 

No âmbito das organizações, estas instâncias são promovidas pelos líderes através de programas de treinamento e desenvolvimento. Isto acontece em dois planos: por um lado, no dia-a-dia, quando o líder identifica e trabalha para desenvolver o potencial do seu time); pelo outro, através do fornecimento de formação para os funcionários.

 

 

O líder ensina com o exemplo, se preocupa com a formação dos seu time, escuta, resolve e acompanha. Um time bem liderado é um bom time.

Foco no treinamento e desenvolvimento


Agora, o treinamento de funcionários permite não só manter o time atualizado e pronto para novos desafios. Isto favorece, aliás, à própria autoavaliação da organização e dos seus próprios processos, ferramentas e sistemas. Como se faz? Através de planos de desenvolvimento individual.

 

 

O conjunto de práticas de treinamento de desenvolvimento que promovemos na V12 tem como objetivo a capacitação e aperfeiçoamento dos trabalhadores em um contexto de grandes mudanças sociais, económicas e políticas.

 

 

Outro fator importantíssimo que influi na necessidade de aplicar técnicas para desenvolvimento pessoal dentro das organizações é a distância existente entre os ensinamentos acadêmicos e a vida laboral. O que estudamos e aprendemos na universidade muitas vezes não é suficiente ou fica desatualizado.

 

 

Entre os benefícios que traz a aposta pelo desenvolvimento pessoal dos funcionários podemos destacar o aumento do compromisso deles com os objetivos da companhia, o incentivo à inovação e ao pensamento criativo, o incremento da produtividade, a redução de tempos e erros e a contribuição a um clima organizacional mais unido e dinâmico.

O Plano de Desenvolvimento Individual

Como se faz, então, para tirar o melhor do nosso time? Existem técnicas e procedimentos que os especialistas da V12 utilizam adaptando-as a cada organização. Uma ferramenta fundamental é o chamado PDI ou Plano de Desenvolvimento Individual.

 

 

Como o próprio nome sugere, o PDI é um processo individual. Por isso, o líder deve conhecer bem os pontos fortes e fracos de cada membro do seu time. O objetivo é tirar o melhor de cada funcionário, potenciando o que tem de melhor e trabalhando no que ainda há para melhorar.

 

 

Para fazer um bom PDI, é necessário, em primeiro lugar, definir um objetivo. O que é o que o funcionário deve melhorar? Qual é o nível que queremos que o funcionário atinja? Em qual nível ele está agora? Em quanto tempo se espera que ele atinja o nível desejado? Como vamos medir a progressão do funcionário? Qual é o incentivo que ele terá?

 

 

Há programas e metodologias específicas que ajudam o líder no processo de avaliação e acompanhamento do seu time na elaboração do PDI. Mas o contato humano, direto e sincero é sempre necessário. O respeito pelo trabalho, pelos prazos e objetivos é muito importante.

 

 

O feedback e o acompanhamento no processo é fundamental. O funcionário deve estar ciente da importância do PDI não só para ele, mas para o time todo. O líder deve estar presente para o funcionário, apoiando-o e avaliando o seu desenvolvimento.

 

 

Um funcionário engajado melhora a produtividade do time, mas também ajuda a fortalecer a cultura organizacional, assim como o trato com os clientes e a provisão de serviços. Assim como dá para perceber quando um artesão ou um cozinheiro fez alguma coisa com dedicação ou não, nas organizações de tamanho médio e grande, dá para ver com claridade a diferença entre um conjunto de colegas de trabalho e um time.

 

Na V12 acreditamos no potencial das pessoas. Elas são o verdadeiro motor de qualquer organização. Funcionários comprometidos fazem times eficazes. Times eficazes geram organizações sustentáveis. E organizações sustentáveis são, em si mesmas, a base de uma sociedade melhor.